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Dicas: Tendências de Marketing Digital para 2020

Pensando por onde começar a fazer o Marketing Digital do seu Negócio?

O ano de 2020 está aí e traz consigo inovações quando o assunto são os diferentes tipos de tendência de marketing digital que serão empregados pelas empresas. Várias estratégias surgiram na última década e o ano de 2020 promete ainda mais, você não pode ficar de fora!

Introdução

Ter um site e focar no marketing de conteúdo são ações que provaram ter ótimos resultados, pois, ao ter um “endereço fixo” no mundo virtual é mais fácil ser encontrado, além disso, uma página oficial traz credibilidade para a empresa e aumenta a confiança dos consumidores.

Já oferecer conteúdo de boa qualidade se mostrou uma das formas mais eficazes para atrair e se aproximar do público que tem interesse pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa de forma que não é mais ela que deve ir atrás dos clientes, mas deve ser buscada por eles.

Porém, a tecnologia e o fluxo de informações não são estáticos e cada inovação nessas e em outras áreas correlatas obriga que as estratégias usadas sejam aprimoradas e atualizadas, afinal os próprios mecanismos de busca se otimizam dia após a dia.

Por isso, a tendência de marketing digital do passado não é mais a mesma no presente e sofrerá alterações num futuro próximo. Atentar-se a elas é fundamental para não apostar em ideias que já não trazem mais resultados satisfatórios ou estão ultrapassadas.

Profissionais de marketing, gestores, empresários precisam estar sempre a par das novidades e muitas delas serão apresentadas nesse artigo preparado pela SCG Marketing Digital.

Boa leitura!

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O conteúdo ainda é uma tendência de marketing digital?

Na era da informação, sua importância e eficiência são inquestionáveis, afinal, a verdade nua e crua é: informação vende e vende muito. Para constatar isso basta buscar por marketing de conteúdo no Google e se deparar com uma enxurrada de artigos sobre o assunto.

Porém o x da questão é entender qual tipo de conteúdo deve ser criado e porque alguns deles são mais atraentes do que outros para os consumidores. Em resumo, não basta ter conteúdo, é preciso que ele seja relevante.
Se você está se perguntando o que seria um conteúdo relevante e como ele pode ser elaborado, aí vão algumas informações importantes:

  • Conteúdo relevante é aquele que chama atenção do seu público-alvo, desperta seu interesse, logo, se você não conhece o perfil do seu target, como idade, hábitos de consumo, gênero, locais que frequenta, como poderia criar conteúdo para ele?

 

  • O conteúdo deve ser direcionado a uma persona, ou seja, não apenas o tema deve ser adequado, mas também a linguagem, os tópicos abordados, etc. Afinal, não usamos a mesma abordagem linguística com um adolescente e com um empresário, por exemplo;

 

  • Falando friamente, o objetivo final das estratégias de marketing é gerar lucros para as empresas, porém, o marketing de guerrilha, aquele apenas focado nas vendas, está totalmente ultrapassado, por isso, é preciso oferecer algo mais;

 

  • Esse algo mais é justamente informação, conteúdo de qualidade, adequado para cada público, que trate de assuntos de seu interesse e coloque a empresa como uma expert em sua área de atuação e é isso que fará com que o consumidor busque por ela.

Quer um exemplo prático: Sua empresa atua na área da cosmética, ao invés de tentar vender seus produtos a qualquer custo, aposte num conteúdo diferenciado, ofereça dicas e informações interessantes ao seu público-alvo, como tutoriais de maquiagem.

Outro aspecto importante quando pensamos em conteúdo relevante é a clareza das informações, especialmente em textos que descrevem produtos e serviços.

É imprescindível que esses textos sejam objetivos e ricos em informações e descrições, como finalidade, diferenciais, gramatura e tipo de embalagem (quando houver), indicações, dentre outros, do contrário, o consumidor não se sente confiável para adquiri-lo.

Pesquisas sobre os hábitos de consumo dos usuários da internet mostram que eles se sentem muito mais tentados a comprar quando as informações são claras (inclusive sobre possibilidades de troca, frete, cancelamento, etc.), por isso, foque nesse aspecto.

As Redes Sociais e os Sites

redes sociais

Apostar no uso de redes sociais para promover sua empresa, produtos e serviços é uma tendência de marketing digital que veio para ficar, pois o uso da internet como mídia social não parece ter data para terminar.
A verdade é que quando a internet surgiu, seu acesso era limitado a determinados grupos, como hackers e cientistas, mas com sua popularização houve uma completa mudança no perfil dos usuários e as redes sociais viabilizaram seu engajamento e ampla adesão à rede.

De acordo com pesquisas realizadas pela GlobalWebIndex, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais, além disso, mais de 60% da população possui perfis ativos no Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, dentre outras.

Já os conteúdos postados no site e as ferramentas presentes nele devem ser diversificados, por isso, vale a pena apostar em vídeo marketing, SEO: chatbot, dentre outras opções que serão tratadas nos próximos tópicos e, assim, aprimorar a comunicação com os clientes.

Por isso, ignorar as redes sociais é o mesmo que fechar a porta para uma fatia imensa de consumidores. Outro fato importante é que as redes sociais hoje oferecem métricas interessantes e que devem ser incorporadas às estratégias de marketing, por exemplo:

  • Mais facilidade em identificar o perfil do seu público-alvo e obter informações precisas sobre ele, tais como, locais que ele frequenta, produtos que ele consome e temas pelos quais se interessa apenas analisando seu histórico de likes;

 

  • Possibilidade em criar propagandas segmentadas, que sejam mostradas apenas a determinados grupos que são potenciais clientes para sua empresa, dessa forma é possível economizar dinheiro e maximizar os resultados;

 

  • Chances reais de se aproximar dos consumidores através de postagens, feedbacks imediatos, novos canais de comunicação, conteúdos, vídeos e imagens compartilhados, produtos recomendados, análise do alcance das postagens, etc.

Já ter um site é, como dito anteriormente, essencial para despertar a confiança dos consumidores e falar mais diretamente sobre seu negócio, por isso nele não podem faltar textos institucionais, canais de contato e descrições detalhadas sobre a atuação da empresa.

Outro ponto importante e que muitos gestores e donos de empresas esquecem é que o site deve ser constantemente atualizado, assim como ocorre nas redes sociais, pois apenas criar uma página oficial e coloca-la no ar não é suficiente.

Não por acaso, a SCG Marketing Digital conta com uma equipe de profissionais apenas voltada para administrar, atualizar e postar novos conteúdos nas redes sociais e nos sites das empresas, pois não basta estar na internet, é preciso ser ativo nela.

Tendência de Marketing Digital: SEO ( Otimização de Site )

seo otimização site

As estratégias da chamada Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca ainda são tendência de marketing digital, afinal, os buscadores se mantêm como a principal forma de localização de informações, produtos e endereços na internet.

Assim, por meio das técnicas de SEO é possível fazer com que o site da sua empresa, por exemplo, apareça organicamente nos primeiros resultados mostrados pelo buscador quando os usuários da rede digitam determinadas palavras-chaves.

Dois fatores justificam a importância em se investir no SEO: O fato de que os usuários clicam apenas nos primeiros resultados mostrados, portanto, estar entre eles aumenta as chances de cliques e a desnecessidade de pagar altas somas ao buscador para atingir esse feito.

Porém, se antes apenas a inserção de palavras-chaves nos conteúdos criados eram suficientes para se posicionar melhor nos resultados dos buscadores, hoje, outros parâmetros são analisados por eles para ranquear os sites com mais eficiência.

Dentre eles, a experiência dos usuários e o tamanho dos conteúdos elaborados são uma das mais interessantes e que devem ser consideradas na hora de aplicar as estratégias de SEO. Entenda mais sobre esse assunto:
Os buscadores analisam a experiência dos usuários de forma objetiva, assim, se ao buscar uma palavra-chave, um dos sites resultado da busca é acessado, mas o usuário permanece nele 3 segundos e sai, o buscador entende que sua experiência foi ruim e ele perderá posições.

A pergunta é: por que o usuário permaneceu tão pouco tempo na página? Algumas possíveis respostas para essa questão são:

  • O conteúdo apresentado tinha a palavra-chave, mas era desinteressante;
  • O conteúdo tinha o tamanho errado, não prendeu a atenção do usuário;
  • O site era muito pesado, não carregou corretamente ou demorou muito para carregar;
  • O site não era otimizado para o suporte usado (smartphone, tablete, notebook);
  • O site tem má reputação.

Assim, para aplicar o SEO com sucesso não basta usar as palavras-chaves buscadas pelos consumidores, mas criar com elas conteúdos que os estimulem a permanecer na página, instiguem seu interesse e transmitam a ideia de que sua empresa é especialista no assunto.

Por fim, o próprio site deve ser otimizado para carregar corretamente e com rapidez nos mais variados suportes. Vale lembrar que o smartphone, hoje, é o meio mais utilizado para acessar a internet e já ultrapassou os computadores nesse quesito.

Inteligência Artificial – Uma Realidade Palpável

Pois bem, a tecnologia faz realmente parte das nossas vidas e a inteligência artificial não é mais unicamente o pano de fundo dos filmes de ficção científica. A verdade é que você já interagiu com um robô mesmo sem ter percebido.

Os chatbots são assistentes virtuais capazes de responder mensagens, perguntas, dar dicas, explicar o funcionamento de produtos e serviços (tutorial), fechar vendas e interagir com os usuários da rede 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Sabe aquele pop-up no formato de um chat que aparece ao acessar um site? Chatbot! E aquele chat que abre ao acessar o perfil profissional de uma empresa nas redes sociais? Chatbot! E aquela resposta automática ao inserir postagens com @ no Twitter? Chatbot!

Agora que você já sabe o que é um chatbot e até se lembrou de quando interagiu com um deles, é hora de entender como a parceria SEO: chatbot garante ótimos resultados:

  • Sabia que 40% dos usuários abandonam uma página que não carrega com apenas 3 segundos de espera? O chatbot aumenta a velocidade do site e os consumidores não precisam ficar esperando para que ele carregue, pois o chat abre instantaneamente;

 

  • O chatbot aumenta a “usabilidade” do site, pois facilita a navegação, torna-o mais acessível especialmente a pessoas com algum tipo de deficiência e, quando bem programado, a leitura das informações dadas por ele são facilmente compreendidas;

 

  • O chatbot colabora para que seu site tenha uma boa reputação, afinal, as respostas são imediatas e ele é capaz de interagir com o usuário de forma satisfatória. Porém, é preciso voltar atenção para que as conversas sejam sempre polidas e objetivas.Dessa forma, os chatbots colaboram para que sua página seja melhor ranqueada pelos mecanismos de busca, já que aprimoram as métricas do site, melhoram sua reputação e a tornam viável de ser acessada por mais pessoas.

O Vídeo Marketing e suas Possibilidades

video marketing

O que tornou os vídeos mais populares e peças chaves em campanhas de marketing foi a análise do sucesso alcançado pelos youtubers, que se promovem basicamente através de seus vídeos e interações nas redes sociais, de forma quase independente.

Os vídeos são uma maneira interessante de interagir com os consumidores, pois além de dinâmicos, eles permitem que uma amplitude de temas sejam abordados, muitos dos quais seriam tediosos para serem lidos.

Porém é preciso ter alguns cuidados ao apostar no vídeo marketing, pois hoje quantidade e qualidade devem andar de mãos dadas, isto é, não basta apostar em diferentes ferramentas de marketing, mas aplica-las de forma profissional para obter sucesso:

  • Vídeos com aparência amadora afugentam os clientes e transmitem essa ideia sobre a empresa. Por isso, é preciso voltar atenção à iluminação, escolha dos atores que irão aparecer no vídeo, preparar as falas, o cenário, a acústica, etc.;
  • Vídeos muito longos não cativam os usuários, por isso, prefira os mais curtos, com no máximo 3 minutos, que além de super objetivos, são mais leves e não consomem muita internet;
  • Alguns temas são excelentes para serem trabalhados em vídeos, tais como tutoriais sobre como usar determinado produto ou serviço, comparação entre eles, entrevistas, dicas sobre temas que interessam o usuário e apresentação da empresa;
  • Para além de vídeos tradicionais, vale a pena apostar em animações, desenhos, apresentação de imagens com narração ao fundo e elaboração de legendas em outros idiomas (para empresas que desejam penetrar outros mercados).

As possibilidades são inúmeras e a SCG Marketing Digital conta com profissionais especializados em áudio e vídeo para elaboração de uma campanha de sucesso ao aliar todas as possibilidades da rede e colocá-las a favor do seu negócio.

Campanhas no Google e Anúncios no Facebook

O último tópico que abordaremos é a criação e eficácia das campanhas no Google e elaboração de anúncios no Facebook, especialmente no que diz respeito sobre as ferramentas disponibilizadas por eles para sua execução, o ADS.

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que o Google e o Facebook são gratuitos para os usuários, mas, então, como essas marcas se tornaram milionárias e movimentam enormes quantias todos os anos? Através de anúncios pagos!

E por que é interessante anunciar no Facebook e no Google? Ora, porque boa parte dos usuários da rede está neles (e quando dizemos boa parte, queremos dizer muita, muita gente! O Google é o buscador de cerca de 90% dos usuários de internet no Brasil, por exemplo).

Além disso, tanto o Google quanto o Facebook possuem sistemas que “filtram”, segmentam os usuários, por isso através deles é muito mais fácil atingir públicos determinados, por exemplo, empresários (marketing B2B), jovens, apenas mulheres, apenas homens, etc.

Dessa forma, o retorno é muito maior, pois os anúncios são direcionados e podemos dizer sem rodeios que essa possibilidade simplesmente revolucionou a publicidade, pois agora é possível investir em marketing com mais racionalidade e melhores resultados.

Através do Google ADS é possível:

  • Elaborar anúncios variados de acordo com o objetivo da sua campanha, como direcionar mais pessoas ao seu site, atrair visitantes para sua loja, receber mais telefonemas, e-mails;
  • Criar banner e anúncios com imagens;
  • Aparecer no topo dos resultados de busca;
  • Elaborar campanhas específicas para promover aplicativos;
  • Escolher as palavras-chaves ideais para criar conteúdos (aquelas mais buscadas pelos usuários);
  • Expor seu inventário em tempo real;
  • Criar vídeos e cativar a parcela do público do YouTube mais importante para sua empresa (potenciais clientes).

Já através do Facebook ADS é possível:

  • Criar campanhas com um objetivo específico, por exemplo, ser mais reconhecido, vender mais, atrair tráfego para sua página, estimular o download do seu app;
  • Segmentar bem o público que verá seu anúncio, o que racionaliza o investimento e aumenta o retorno das campanhas de marketing;
  • Escolher onde o anúncio será veiculado, por exemplo, no Messenger, no Instagram, no Facebook, em todos eles ao mesmo tempo, etc.;
  • Escolher diferentes formatos para seu anúncio, como a apresentação de uma ou mais imagens, vídeos, etc.

Além disso, tanto no Google quanto no Facebook é possível estipular o orçamento dedicado às campanhas de publicidade, além de poder gerir os anúncios e fazer modificações quando necessárias. Por isso é essencial contar com uma equipe que se dedique apenas a isso.

Conclusão

O que o ano de 2020 promete é ainda mais segmentação nas campanhas, além do uso mais racional do dinheiro das empresas e do tempo dos usuários e nós da SCG Marketing Digital já estamos preparados para essa realidade cada vez mais rápida e dinâmica.

A verdade é que não vale a pena apostar apenas em uma ou outra ferramenta quando o assunto é marketing digital, mas num conjunto de ações para atingir o consumidor de maneira eficiente e com ótimos resultados.

A informação oferecida em seus diferentes formatos (textos, vídeos, imagens) e plataformas (sites, redes sociais, blogs, chatbots) alcança os consumidores e responde melhor às suas necessidades e demandas e é essa percepção que norteará as ações e tendências de 2020.

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Essas dicas podem ajudar você a dar um Up na sua Empresa ou Negócio. Não Perca mais tempo!

Um grande Abraço.

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